Fisioterapia:
A fisioterapia baseia-se no potencial da neuroplasticidade como a base da aquisição e reabilitação dos sistemas musculares e neurais. No CHS a reabilitação inicia-se pela avaliação do individuo no contexto e em ambientes simulados, analisando o movimento humano tendo por base o controlo postural, performance sensoriomotora e as sequências de movimento.
Na população pediátrica, a intervenção centra-se no neurodesenvolvimento sensoriomotor, recorrendo à motivação individual de cada criança, dando a oportunidade de vivenciar o movimento, sendo construtora ativa do seu próprio conhecimento.
Na população adulta, a intervenção foca-se na (Re)abilitação do movimento através de estratégias facilitadoras que promovam a (Re)aprendizagem motora envolvendo a participação ativa do indivíduo.
Terapia Ocupacional:
Segundo a World Federation of Occupational Therapists, a Terapia Ocupacional é uma profissão focada na promoção de saúde e bem-estar do cliente através da ocupação.
No CHS, a Terapia Ocupacional centra a sua intervenção no domínio da neurologia, abrangendo todas as faixas etárias.
O terapeuta ocupacional, numa primeira fase, realiza uma avaliação minuciosa no sentido de delinear um plano de intervenção com objetivos baseados em ocupações significativas para o utente. Os métodos, técnicas e abordagens de reabilitação motora, cognitiva e sensorial, são selecionados de acordo com as necessidades e motivações do utente, recorrendo à atividade como meio terapêutico.
A diminuição da restrição à participação é o objetivo primordial, tendo em conta os padrões e competências de desempenho motores, de processamento e interação social. Deste modo, o terapeuta ocupacional fornece as ferramentas necessárias para que o utente as aplique em diferentes contextos e ambientes do seu quotidiano, promovendo o máximo de autonomia e independência.
Terapia da Fala:
Segundo o Comité Permanente de Ligação dos Terapeutas da Fala da União Europeia (CPLO),1994 “O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz. Neste contexto, a comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como todas as formas apropriadas de comunicação não-verbal.”
No CHS, esta valência recorre à utilização de métodos e técnicas que permitem a prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das perturbações da comunicação humana e alterações inerentes. Estas podem manifestar-se ao nível da fala e da linguagem, assim como podem estar associadas às funções auditiva, cognitiva, oro-muscular e estomatognáticas (respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala).
Dedica-se a um vasto leque de aptidões linguísticas e não linguísticas que visam melhorar a qualidade de vida do utente e das suas famílias, com uma visão centrada no indivíduo e nas suas necessidades privilegiando sempre uma abordagem de cariz multidisciplinar.
Psicologia:
No CHS, a área da Psicologia contempla diversos níveis de atuação. Dedica-se tanto ao conhecimento das conexões entre o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental do indivíduo isolado ou em interação, em diferentes contextos e fases do ciclo de vida, como recorre à utilização de métodos e técnicas para identificar alterações indicadoras da necessidade de planear, implementar e avaliar juntamente com a equipa multidisciplinar, programas de intervenção adequados ao público que procura a nossa clínica.
A execução e monitorização de programas de estimulação de treino cognitivo individual nomeadamente em doenças neurodegenerativas e demenciais são também aspectos contemplados na abrangência desta área em particular, assim como a facilitação da compreensão por parte dos familiares acerca das alterações provocadas pelas patologias e o acompanhamento psicológico adequado às necessidades dos pacientes e das famílias.
Os serviços de Psicologia no CHS têm ainda a responsabilidade de operacionalização do processo de avaliação e intervenção com recurso à técnica de Neurofeedback.
Enfermagem:
“A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!” Florence Nightingale
No CHS, a Enfermagem numa primeira abordagem, realiza o acolhimento e avalia as necessidades da pessoa em situação de dependência e nas várias fases do seu ciclo de vida, para a implementação de um plano de cuidados individualizado. Realiza intervenções como preparação e administração de medicação; Prestação de cuidados de higiene, conforto e alimentação; Tratamento a feridas; Algaliação; ENG; Colheitas;
Técnica de Ozonoterapia. É responsável também, pela gestão de equipa e de stocks de material de consumo clínico e farmacológico.
Auxiliares de Saúde:
No CHS, a Técnica Auxiliar de Saúde, auxilia a prestação de cuidados de saúde, tais como, cuidados de higiene e conforto, alimentação, transferências e posicionamentos.
Realiza também, a higienização e desinfeção dos espaços. Todas as intervenções vão ao encontro das necessidades individuais de cada utente e na sua humanização
Nutrição Clinica:
A Nutrição avalia, promove, garante a manutenção e recuperação do estado nutricional dos pacientes. Acompanha o estado nutricional, analisando e avaliando o uso de dietas e suplementos dietéticos.
No CHS, o nutricionista acompanha o paciente ao longo de todo o ciclo de reabilitação, realizando diversas avaliações e reajustando o plano alimentar sempre que necessário de modo a potenciar os ganhos nas terapias.